Author: César, Valéria, Lara e Anaclara
•12:18


Antes de dar sequência ao post anterior, devo agradecer às meninas do GLS Canada. Realmente a partir de 1º de julho os impostos GST e PST não existirão mais, havendo apenas o HST de 12%. Como ainda há um movimento em BC tentando derrubar esse novo imposto, preferi colocar o oficial que está valendo hoje. Valeu meninas pela lembrança.

Telefones:
Quando você faz uma chamada, você geralmente tem de discar 10 números. Os 3 primeiros são o código de área.

Chamadas locais - 604 ou 778 + número local em Metro Vancouver e 250 + número local em muitas comunidades em BC.

Ligações locais feitas a partir de telefones públicos operados com moedas custam 25 centavos e você pode falar pelo tempo que quiser. Você encontra telefones públicos nas ruas, shopping centers e prédios públicos.

Em telefones particulares não há cobrança por ligações locais. Em um hotel ou motel, você talvez tenha que pagar um valor extra por cada chamada feita.

Chamadas de longa distância a partir de um telefone público - 0 + 604 ou 778 + número local em Metro Vancouver, 0 + 250 + número local em qualquer outro lugar em BC, 1 + código de área + número local no Canadá e nos EUA e 01 + código do país + código da cidade + número local no exterior.

O operador lhe dirá quanto colocar de dinheiro no telefone. Se você quiser que a pessoa que vai receber pague a ligação, diga ao operador que você quer fazer uma chamad a cobrar (collect call). Você pode pagar ligações de longa distância com um cartão de crédito ou cartão telefônico pré-pago.

Chamadas de longa distância a partir de um telefone particular - 1 + 604 ou 778 + número local em Metro Vancouver, 1 + 250 + número local em qualquer outro lugar em BC, 1 + código de área + número local no Canadá, EUA, México e Caribe, 011 + código do país + código da cidade + número local, no exterior.

É mais barato ligar de um telefone particular. Também pode ser mais barato ligar em fins de semana, á noite durante a semana e em alguns feriados na América do Norte.

Alguns telefones são gratuitos. Eles geralmente começam com 1-800, 1-866, 1-877 ou 1-888.

Telefones que começam com 1-900 são pagos. Esse tipo de chamada é geralmente muito cara e não pode ser feita de um telefone público.

Alguns locais em BC vendem cartões telefônicos os quais podem ser usados em telefones públicos ou celulares. Você pode comprá-los em farmácias e supermercados.

Internet:

Se precisa usar internet ou e-mail, a maioria das bibliotecas públicas tem computadores que podem ser usados de graça. Algumas cafeterias também tem computadores com serviço de internet, chamados de Internet cafes, onde você paga pelo serviço. Muitas cafeterias e lugares públicos possuem internet wireless. Com seu laptop você não paga nada pra usar. Muitos hotéis e motéis tem serviço gratuito de internet para hóspedes.

Listas telefônicas:

Listas telefônicas podem ser muito úteis. Eles são divididos em várias seções.

As páginas iniciais tem os números de emergência, informações para a comunidade e códigos de área.

As páginas brancas trazem os nomes, endereços e números de telefone das pessoas listados em ordem alfabética.

As páginas cinzas trazem os nomes, endereços e números de telefone de empresas, escolas e alguns serviços para a comunidade em ordem alfabética.

As páginas azuis trazem os telefones do governo. O Governo do Canadá primeiro, depois o Governo da Colúmbia Britânica, autoridades sanitárias e por último as cidades.

As páginas amarelas - algumas vezes numa lista separada - trazem as empresas separadas pelo ramo de atividade. Por exemplo: consultórios médicos, restaurantes e farmácias.

Listas telefônicas estão disponíveis em lojas de telefone. Se você mora em apartamento, peça ao síndico uma lista. Bibliotecas, escritórios de imigração, grandes lojas e escritórios geralmente deixam você utilizar suas listas telefônicas.

Na internet você pode encontrar números de telefone e endereços de pessoas e empresas em www.canada411.ca .

Se você não encontrar um número na lista telefônica, você pode ligar e pedir assistência, Disque 4-1-1 para números locais. Há uma taxa por este serviço se você ligar de casa. Para ligações à distância, disque 1 800 555-1212. Não há cobrança de taxa por este serviço.

Há listas telefônicas na maioria dos telefones públicos. Assistência telefônica é de graça a partir de um telefone público dentro da Colúmbia Britânica. Basta discar 4-1-1.

Correios:

Você pode enviar sua correspondência através de uma agência de correio regular ou de uma agência menor localizada em algumas lojas. Você pode enviar cartas usando qualquer caixa de correio nas ruas.

Todos os endereços no Canadá devem ter um código postal. Se você não souber o código para um determinado endereço, você pode procurar em uma lista disponível em qualquer agência ou no site dos Correios canadenses em www.canadapost.ca .

Postagem de cartas:

Selos para cartas tem valores diferentes para o Canadá, os EUA, e para outros países. Esses valores estão sempre sendo reajustados. Por isso, cheque o preço na primeira vez que você enviar uma carta.

Envelopes maiores, cartas mais pesadas e pacotes custam mais. Cheque o valor no site www.canadapost.ca .

Pacotes:

Se você enviar um pacote para alguém fora do Canadá, você deverá preencher um formulário na agência dos correios. Coloque o conteúdo do pacote e seu valor.

Outros serviços:

Há diferentes maneiras de enviar cartas e pacotes. Por exemplo, você pode pagar um extra para ter sua encomenda entregue em menos tempo. Para documentos importantes, mande como carta registrada. Você também pode pagar um seguro para cartas ou pacotes. Pergunte na sua agência sobre estes serviços.

Existem também empresas privadas que entregam cartas e pacotes rapidamente. Procure nas páginas amarelas sob "Courier Service".

No próximo post prometo que termino o primeiro capítulo do Guia.

E a vida segue...
|
This entry was posted on 12:18 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

4 comentários:

On 1 de maio de 2010 10:21 , Sandro e Família disse...

César,

Um detalhe que me chamou a atenção quando cheguei é que a conta de energia é paga de 2 em 2 meses, e o valor é muito mais barato quando comparamos com o valor que pagávamos no Brasil.

Abraço

 
On 2 de maio de 2010 10:42 , Temperatura Máxima no Canadá disse...

Wow,

Lição de casa na ponta da língua, heim?!...hehehe

Adorei os posts, teria sido ótimo ter achado uma versão dele pra Ontário antes de ter chegado...hehehe

Abração
Rosi

 
On 2 de maio de 2010 16:29 , Pati disse...

Excelentes dicas para quem vai para BC!

Abraço...

 
On 2 de maio de 2010 19:36 , Igor (Projeto Canada 2012) disse...

Bem bacana!
E saber isso não é tão trivial!

Tudo de bom!