Author: César, Valéria, Lara e Anaclara
•08:20


Há tempos que estou ensaiando e finalmente vou começar a escrever alguns posts com informações importantes para quem vai pro Canadá, especialmente para BC, tiradas do "British Columbia Newcomer's Guide to Resources and Services".

Os primeiros dias:

O "Community Airport Newcomers Network" (CANN) recepciona imigrantes e refugiados que chegam ao Vancouver International Airport. Ele fica dentro da área da imigração no aeroporto. A CANN ajuda os recém-chegados com as informações e serviços que eles precisam, em vários idiomas. Telefone: 604 263-7632. Website www.success.bc.ca/cann.

Agências de apoio ao imigrante oferecem ajuda gratuita para os recém-chegados. A maior parte delas tem intérpretes e funcionários que podem ajudar o imigrante a encontrar moradia, emprego e cursos de inglês. Eles também fazem traduções e ajudam com problemas de imigração. Há agências na maioria das cidades na Colúmbia Britânica.

Caso precise encontrar um tradutor ou intérprete , procure nas páginas amarelas, em tradutores e intérpretes. Essas companhias cobrarão um valor pelo serviço.

Um checklist de coisas a fazer após chegar:

1) Encontrar uma agência de apoio ao imigrante próxima de você, onde você poderá obter informações sobre sua comunidade, empregos e aulas de inglês.

2) Aplicar para obter o Social Insurance Number (SIN).

3) Registrar para o Medical Services Plan (MSP). Você não terá cobertura do MSP por até três meses. Providencie um seguro saúde para o período de carência.

4) Abrir uma conta bancária.

5) Encontrar um lugar para morar. Fazer seguro para seu lar e pertences.

6) Aplicar para o Canada Child Tax Benefit para crianças com menos de 18 anos de idade.

7) Colocar suas crianças na escola.

8) Obter uma carteira de motorista da província.

Emergências:

Na maior parte da província, o telefone de emergência para bombeiros, polícia e ambulância é 911. A chamada é grátis. Você pode pedir ajuda em seu idioma se você não fala inglês. Aprenda a dizer o nome do seu idioma em inglês.

Em algumas comunidades, o número não é 911. Obtenha o número nas primeiras páginas da sua lista telefônica ou junto ao departamento de polícia.

Dinheiro canadense:

As moedas usadas no Canadá são:

- penny: 1 cent

- nickel: 5 cents

- dime: 10 cents

- quarter: 25 cents

- loonie: 1 dollar

- toonie: 2 dollars

Algumas lojas e restaurantes não aceitam notas altas, 50 dólares ou mais. Com isso procure andar com um pouco de dinheiro trocado.

Compras:

A maioria das lojas abrem às 9 ou 10 horas e fecham ás 6. Muitas não abrem aos domingos, mas a maioria dos supermercados e lojas de departamento funcionam. As pessoas não pechincham por um preço mais baixo em lojas que vendem produtos novos.

Você tem que pagar 2 impostos na maioria das coisas que compra. O Provincial Sales Tax (PST) e o federal Goods and Services Tax (GST). As alíquotas são de 7% para o PST e 5% para o GST.

Devoluções e trocas:

Se você comprar algo e mais tarde decidir que você não a quer mais, você talvez consiga devolver ou trocar o item. As lojas não tem que pegar nada de volta, mas algumas delas devolverão seu dinheiro ou trocarão o produto. Sempre conserve seu recibo e descubra as regras da loja sobre o assunto. As regras variam de loja pra loja.

Lojas de segunda-mão:

Lojas de segunda-mão vendem roupas, móveis e outros itens usados, geralmente mais baratos e você ainda pode pechinchar para baixar o preço ainda mais.

Costumes sociais:

Uma dica para não se sentir confuso ou sem saber o que fazer em uma situação é observar como as pessoas se comportam. Por exemplo, quão próximas ficam umas das outras quando estão conversando.

A sociedade canadense talvez tenha valores diferentes da sua cultura, por ser multicultural. Por lei, você deve respeitar o estilo de vida, crenças e cultura das outras pessoas e elas têm que respeitar os seus.

Muitas pessoas vivem juntas sem se casarem. Isto também é verdade para pessoas do mesmo sexo. O casamento entre estes é permitido por lei. Muitos vivem em famílias com apenas o pai ou a mãe por serem separados ou divorciados. Muitos vivem em famílias onde os filhos vêm de relacionamentos anteriores.

Na Colúmbia Britânica é proibido fumar em prédios públicos. Em público, você pode tomar bebidas alcóolicas somente em lugares que tenham a devida licença para vendê-las.

Na maior parte do tempo, os canadenses são informais e educados. Geralmente as pessoas chamam umas às outras pelo primeiro nome. Mas isso muda com a situação social. Por exemplo, você deve chamar empregadores, clientes ou médicos pelo seu título (Mr., Ms., Dr.). Se você os conhece bem e sabe que eles preferem ser chamados pelo primeiro nome, faça-o. Se não está seguro, pergunte.

Os canadenses respeitam a privacidade. Você não deve perguntar coisas pessoais sobre quanto ganham de salário, com quem eles vivem, qual sua religião ou se possuem alguma propriedade, a menos que você os conheça bem. Essas coisas dependem da situação, bem como das diferenças pessoais. Tente aprender sobre os costumes sociais canadenses. Se comunique e faça amigos. Quando você não estiver certo sobre algo, pergunte aos seus amigos, vizinhos e pessoas no trabalho. Você também pode falar com as pessoas na sua agência de apoio ao imigrante.

Ajustando à vida no Canadá:

A maioria dos recém-chegados ficam excitados com sua nova vida ao chegarem ao Canadá. Mas após algum tempo eles talvez se sintam preocupados e irritados por não ser fácil conseguir um emprego, casa ou escola, bem como aprender uma nova língua. Recém-chegados podem ficar ansiosos ou deprimidos, com dificuldade para dormir, problemas de saúde ou dores de cabeça. Conversar sobre isso com a família, amigos ou um médico pode ajudar. Um funcionário de uma agência de apoio ao imigrante também pode encontrar ajuda para você.

Antes que o post fique comprido, como se já não estivesse, vou dar uma parada e continuo no próximo.

E a vida segue...

|
This entry was posted on 08:20 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

17 comentários:

On 23 de abril de 2010 13:28 , Pati disse...

Olá César, obrigada pelas visitas e comentários lá no blog!

Abraço!

 
On 23 de abril de 2010 14:27 , Simone disse...

Oi Cesar muito bom seu post, só que tem canadense que pergunto tudo da vida da gente viu kkkkk, acho que no geral eles são realmente educadissimos, mas tb são curiosos como nós.

 
On 23 de abril de 2010 18:12 , Ma disse...

oi César!!
muito bom post!!
logo se vê que vc está preparadíssimo!!
abraços!

 
On 23 de abril de 2010 19:16 , THE GLS IN CANADA disse...

oii adorei o post mesmo não estando indo pra BC. Gostaria apenas de salientar que a partir do dia 1 de Julho haverá somente 1 taxa para goods and services de 13% HST , GST e PST não existirá mais. Isso vale para BC e Ontario. Portanto produtos onde eram cobrados somente GST ou somente PST agora tera taxa unica...bjs

 
On 24 de abril de 2010 13:44 , Sara e Vitor disse...

Fala meu amigo César! Tudo bem com você?

Meu amigo, isso é uma aula! Adorei seu post! Muito legais as dicas!! Está de parabéns! Você ganhará bastante dinheiro como personal consultant desse jeito, viu? Hehehe...

Aguardarei as cenas dos próximos capítulos! \o/

Abraços!

Vitor

 
On 24 de abril de 2010 17:24 , Sandro e Família disse...

Oi Cesar,

Muito bom o post sobre nossa provincia e com certeza vai ajudar a a aumentar nossa vizinhanca.

Beautiful British Columbia !!!

 
On 25 de abril de 2010 09:59 , :) Família Feliz :) disse...

Esse é o cara! que manual mais completo! Parabéns e obrigada por gastar o seu tempo com a gente
(dividindo).
Até lá no Canadá!!!!

 
On 25 de abril de 2010 11:54 , Diário Canada Brasil disse...

Amei esse post, valeu mesmo bem informativo.Cheio de dicas.
Merci

 
On 25 de abril de 2010 17:30 , Sawyer e Kate disse...

Que ótimo post meu brother...
Valeu pelas dicas...
Abraços

 
On 25 de abril de 2010 20:48 , Diário Canada Brasil disse...

Pois é uma pena, só colocaram dois mas acho que é a única nacionalidade que tem dois testemunhos.

 
On 26 de abril de 2010 10:55 , Família Marcondes disse...

Oi Cesar,
muito obrigada pelo apoio. Se Deus quiser tudo dará certo.

Abç
Fernanda

 
On 26 de abril de 2010 19:12 , Sawyer e Kate disse...

Cesão, preciso do msn de vcs cara...
me ajude

 
On 26 de abril de 2010 20:10 , Fabizoca disse...

OI César!!!

Chegamos aki em Vancouver há uns 15 dias e gostaria de fazer uma ressalva com relação aos cursos de ingles gratuitos, para ajudar os que irão chegar tb!!! Fomos no ISS of BC que é um orgão de ajuda aos imigrantes, e lá eles disseram que meu inglês e do meu marido não nos dava direito ao inglês gratuito (ESLA), pois era mto bom, pedi para fazer um teste pois queria saber qual o meu level, porem a pessoa de lá disse que não faziam free test!! Qdo cheguei em casa vi que tem um lugar diferente que aplica testes que é o "Western ESL Services" - http://www.elsanet.org/index.html, fui lá sem marcar horário, e agendei um teste for free, independente do seu nivel de ingles. Fomos hoje e fizemos o teste, é uma prova com listening, writing, speaking e reading, um mini IELTS. Ai dependendo do seu nivel o governo não subisidia. O resultado vai chegar pelo correio em casa. Ai se o se level puder fazer o curso, eles indicam os lugares mais proximos da sua casa para vc fazer seu curso DE GRAÇA!!! O Western ESL fica na 2525 Commercial Drive, bem perto da estação do skytrain, Commercial-Broadway.

Fica ai a dica para todos.... não sei se todos leem os comentarios do post, mas se não tivessemos ido na Western ESL teriamos ficado sem o teste e possivelmente sem o curso caso possamos fazer!!!

Um gde abraço a familia e boa sorte.... se precisarem de alguma ajuda fique a vontade!!!

Um abraço

 
On 26 de abril de 2010 22:05 , disse...

Oi César.
Ótimo post.
Um bom lugar para comprar coisas usadas é no Salvation Army. No Craigslist vc. encontra tudo q. precisa, por preços ínfimos. 70% da nossa casa é de lá... tem q. pesquisar, comparar... mas tudo q. tenho é ótimo.
Abraços

 
On 27 de abril de 2010 12:44 , Tissy disse...

Nossa, que lição de casa bem feita! Mandou muito bem, César! Utilíssimo!

Abs,

Tissy
http://searacanada.blogspot.com/

 
On 30 de abril de 2010 07:56 , Igor (Projeto Canada 2012) disse...

o bom esse post!!!
Parabéns!

Tudo de bom!

 
On 30 de abril de 2010 12:16 , César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Fabizoca, muito obrigado pela dica sobre o ELSA Net. Você não tem um blog?

E a vida segue...