Author: César, Valéria, Lara e Anaclara
•06:15


Pra encerrar essa primeira parte de informações:

Transporte:

Tenha um mapa e o horário dos ônibus da sua cidade. Livrarias, farmácias e muitos mercados vendem mapas da cidade que também podem ser encontrados em bibliotecas públicas. Você pode obter mapas com as estradas e informações para viagem no escritório de informações para turistas mais próximo. Em Metro Vancouver ligue para 604 683-2000 ou 604 435-5622 para informações para viagem. Em qualquer outro lugar da província, ligue 1 800 HELLO BC (1 800 435-5622). Ou visite www.mapquest.com .

Em muitas cidades em BC, as ruas são numeradas em ordem crescente a partir do centro. Por exemplo, 18th Street está um quarteirão após 17th Street. Os endereços de prédios e casas também são numerados da mesma forma.

Ônibus:

Tenha um mapa do sistema de ônibus da sua cidade. Os ônibus, em algumas áreas fora das cidades, param fora das paradas regulares. Basta você acenar. As pessoas entram pela porta da frente e descem pela de trás. Se você for descer no ponto de ônibus seguinte, basta avisar ao motorista puxando a cordinha ou apertando o botão vermelho que você encontra.

Na maioria das cidades, você precisa ter o dinheiro exato ou um passe mensal para pegar o ônibus. Você deve pedir seu bilhete de conexão ao motorista após pagar sua passagem e verificar por quanto tempo ele pode ser usado.

Se você usa muito o transporte coletivo, é mais barato comprar um passe, que pode ser diário, mensal, familiar, etc, que pode ser comprado em várias lojas, mas não com os motoristas dos ônibus. Em Metro Vancouver, se você tem um passe mensal, você pode levar 1 adulto e até 4 crianças com você de graça aos domingos e feriados.

Crianças até 6 anos de idade não pagam quando acompanhadas de um adulto. Estudantes pagam mais barato comprando um passe especial para eles. Pessoas com necessidades especiais também possuem um passe especial. Pessoas com 65 anos ou mais pagam mais barato mostrando seu CareCard ou qualquer documento de identificação que comprove sua idade. Cheque com a companhia de ônibus da sua comunidade para saber quais passes estão disponíveis.

Para informações sobre ônibus em BC, visite o site www.busonline.ca ou as páginas amarelas, em "Buses".

Em Metro Vancouver, você tem o Sky Train, o Sea Bus e os ônibus. Você pode pegar o Sky Train ou o Sea Bus após pegar um ônibus e vice-versa sem pagar nada. Basta usar seu bilhete de conexão. Viagens mais longas custam mais em horários de pico.

Para informações sobre rotas e preços em Metro Vancouver, ligue 604 953-3333 ou acesse o site www.translink.bc.ca .

Taxis:

Taxis são convenientes, podendo ser pedidos por telefone, mas podem ser caros. Olhe nas páginas amarelas, em "Taxicabs". As pessoas geralmente, ao fim da viagem, dão uma gorjeta de 10% a 15%.

Transporte para pessoas com necessidades especiais:

Pessoas em cadeiras de rodas podem pegar ônibus na maioria das linhas em BC. Em Metro Vancouver, todos os ônibus estão preparados para atender as pessoas em cadeiras de rodas.

Em muitas cidades, vans especiais chamadas HandyDART atendem pessoas com necessidades especiais buscando-as em cas por um valor baixo. Basta se registrar e ligar com 3 ou 4 dias de antecedência para fazer a reserva. Olhas nas páginas cinzas em "HandyDART Custom Transit", ou através dos sites www.busonline.ca ou www.translink.bc.ca .

Alguns táxis atendem pessoas com cadeiras de rodas. Peça pelo serviço ao ligar para a empresa de táxi.

Caminhar:

Você deve atravessar uma rua somente na esquina ou na faixa de pedestre e obedecer os semáforos. É contra a lei atravessar no meio de um quarteirão. Isto é chamado 'jaywalking", cabendo até multa caso um policial veja alguém fazendo.

Bicicletas:

Você não precisa de licença para andar de bicicleta. É somente permitida 1 pessoa por bicicleta, exceto crianças pequenas em assentos especiais. A bicicleta deve ter um farol na frente e um refletor na parte de trás. A lei obriga os ciclitas a usarem capacete (exceto Sikhs que usam turbante por motivos religiosos). Se houver uma faixa especial para ciclistas, você deve usá-la.

A maioria dos ônibus nas cidades tem lugares especiais para levar até 2 biciletas. Em horas menos movimentadas você pode levar sua bicicleta no Sea Bus e no Sky Train em Metro Vancouver.

Carros:

Em toda a América do Norte, as pessoas dirigem do lado direito das ruas e estradas. Você precisa de uma licença e de seguro para dirigir um carro em BC.

Companhias aéreas:

Você pode viajar de avião para a maioria das cidades na Colúmbia Britânica. A partir de Vancouver, as maiores companhias aéreas voam para a maioria das cidades ao redor do mundo. Pequenas companhias aéreas voam para as cidades menores da Colúmbia Britânia e oeste do Canadá. Para informações, ligue para as companhias aéreas ou um agente de viagem. Procure nas páginas amarelas em "Airlines", "Airline Tickets" ou "Travel Agencies".

Ônibus:

Para informações sobre rotas e horários, procure nas páginas amarelas, em "Bus Lines".

Trens:

A VIA Rail opera as seguintes rotas em BC:

- entre Victoria e Courtenay em Vancouver Island;
- ao leste de Vancouver através de Kamloops para Alberta e outras províncias;
- ao norte de BC, entre Prince Rupert na Costa do Pacífico e Jasper, Alberta.

Para informações, ligue 1 888 VIA-RAIL (1 888 842-7245). Há também trens entre Vancouver e Seattle. Para informações, ligue 1 800 USA-RAIL (1 800 872-7245).

Balsas:

O serviço de balsas liga Vancouver com as cidades em Vancouver Island, como Victoria e Nanaimo. Outras balsas vão para pequenas cidades costeiras e a Sunshine Coast. Em algumas rotas é bom fazer reserva previamente. Algumas balsas atravessam lagos e rios em BC. Para informações, procure nas páginas amarelas, em "Ferries". Para balsas na área costeira, chame BC Ferries em 1 888 BC FERRY (1 888 223-3779). Visite o site em www.bcferries.com .

Para uma lista de agências de apoio ao imigrante, acesse http://www.welcomebc.ca/en/service_providers/programs/settlement_agencies.html .

E a vida segue...
|
This entry was posted on 06:15 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

2 comentários:

On 4 de maio de 2010 08:43 , merciquebec disse...

ótimas infos, já guardamos aqui. valeu . abs.elen=0)

 
On 11 de maio de 2010 17:44 , Sawyer e Kate disse...

Oi Césão...
desculpe a demora em responder... o baque foi punk e achei melhor dar uma desligada do virtual...
Olha, estamos relativamente bem, já planejando um novo rumo aqui no Brasil mesmo.
Nossas vidas nesses ultimos 2 anos girava em torno do Canadá, casamos e na época, achamos melhor alugar um ap. mobiliado... mas compramos poucas coisas(já que iriamos mudar a qualquer momento)
A Kate sempre foi muito encanada em ficar doente ou ter bebês por lá (coisa que nunca me preocupou, pois temos boas noticias da saude canadense) e ela tbém andou tendo uns probleminhas "femininos"sabe. O médico q cuida dela desde 2006 nos aconselhou a ter um baby logo e isso já faz um tempão. Migrando como estudante e tentando por lá, iria nos atrasar bastante e as chances de sermos pais diminuiria muuuuuito.
Cara nem sei como te agradecer e agradecer o carinho da galerinha dos outros blogs, foi muito legal a preocupação...
alias quero ir no encontro que vcs estão organizando... se for no Klabim, ai é q vou amar... do ladinho de casa!!!
abraço brother, agente ainda se vê no Canadá... mas só vou pra lá com um pimpolho no braços...
Obrigado por tudo brother...
nada disso foi em vão!!!
abraços Sawyer