Author: César, Valéria, Lara e Anaclara
•22:33

Antes de começar a falar sobre a mudança que nos espera, é preciso falar sobre a razão dessa mudança. Me lembro ainda em 2008, quando resolvemos iniciar a luta pelo nosso sonho de viver no Canadá do quanto nossa cunhada que mora aqui em Naramata ficou feliz. Não era pra menos afinal de contas, imagine o quão seria maravilhoso ter uma de suas irmãs morando pertinho de você que já morava há mais de 15 anos longe do Brasil tendo-a visto se muito 2 ou 3 vezes nesse período. Ela nos deu um senhor suporte e apoio e nada mais natural do que escolher vir pra cá, na contramão de todos que escolhem uma das cidades grandes do país.
A região é belíssima, talvez um dos lugares mais bonitos que já vi na vida, mas com raras oportunidades em administração e situação pior ainda quando se fala em gerenciamento do que eles chamam business projects, que é o que realmente gosto de fazer. Pra piorar, os salários pagos por aqui estão entre os piores da província e do país.
Se me perguntarem se me arrependo de ter vindo pra cá, minha resposta é não. Primeiro de tudo, não posso negar o super apoio que recebemos da minha cunhada durante esse período de adaptação. Se ele correu melhor do que esperavamos, ela teve grande participação nisso. Segundo, eu hoje podia estar aqui dizendo que o Canadá não era o que esperavamos e estar comunicando nossa volta ao Brasil. Mas após 16 meses, temos certeza absoluta de que foi uma das melhores decisões que já tomamos, ainda mais quando vejo a felicidade das minhas filhas. E viver aqui nos ajudou a gostar demais dessa terra que é nosso lar agora. E terceiro, foi maravilhoso poder ter vivido por aqui, curtido essa natureza, as pessoas maravilhosas por aqui e tudo que a região oferece.
Mas agora, é hora de continuar seguindo em frente. Infelizmente, é fácil ver que emprego é um sério problema por aqui. Pra ilustrar esse fato, no mês passado um jornal daqui publicou um estudo feito que apontou os problemas enfrentados pelo Okanagan Valley. A dificuldade de se encontrar um bom emprego por aqui e os números que apontam que a região não atrai imigrantes, especialmente os qualificados e que os jovens após a universidade ou o college partem em quase sua totalidade para outros lugares procurando melhores oportunidades. Além disso, um trabalho feito por uma organização de Penticton, cidade mais próxima de nós, classificou a cidade em vários quesitos incluindo emprego onde ela recebeu nota D.
Mais do que nunca sabemos que estamos partindo na hora certa, antes de criarmos raízes fortes com esse cantinho. Não quero repetir o erro do irmão de uma brasileira de ouro que encontramos por aqui chamada Sílvia. Ele advogado com extensa experiência em administração, a esposa pedagoga, chegaram aqui e se acomodaram, se apequenaram. Hoje ele é trabalhador braçal numa vinícola e ela trabalha numa loja da 7 Eleven. Tem uma vida das mais sofridas, sem perspectiva alguma. Simplesmente pararam de correr atrás dos sonhos.
Viemos pra cá pra sermos felizes e crescermos em todos os sentidos. Felizes já somos, falta apenas a segunda parte. Mais do que nunca...

E a vida segue...
|
This entry was posted on 22:33 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

2 comentários:

On 14 de novembro de 2011 03:42 , Tania Vianna disse...

Realmente é uma grande realização a que vcs já conquistaram. Não desanime. Algumas famílias já fizeram isso que vcs teem q fazer. Tiveram que se mudar das cidades que haviam escolhido inicialmente p/ outra com maior perspectiva profissional.
sagacanadense@blogger.com

 
On 17 de novembro de 2011 06:20 , Igor (Projeto Canada 2012) disse...

Você está mais do que certo!
Só não evolui quem desiste e infelizmente acaba acontecendo muito.
Calgary realmente tem crescido muito nos últimos 2 anos além das pessoas comentarem que é um dos lugares mais belo do Canada :)
Espero que realize seu sonho em breve.

Tudo de bom!