Author: César, Valéria, Lara e Anaclara
•20:57
Se já não bastassem as fortes emoções pré e pós lista divulgada, dois temas agitaram as listas essa semana. Vamos a eles:

1º - Começou a correr o receio de que o sistema de imigração do Canadá adote uma postura altamente injusta. Foram citados dois artigos escritos por Guidy Mamann, segundo falaram um reconhecido advogado e especialista em imigração. Os artigos são:

The conservatives´ new priority makes Canadian immigration less fair

Changes to the skilled worker program even worse than originally feared

Resumindo, os artigos dizem que ao contrário do que sempre foi dito, os processos abertos a partir de 27/02/08 teriam prioridade inclusive sobre os abertos antes dessa data que ficariam na "prateleira" de castigo aguardando. Bom, na minha opinião esse cara pode até ser especialista mas de onde ele tirou essa idéia? Me parece que ali está mais uma opinião palpite. O governo canadense sempre deixou bem claro que as mudanças só influenciariam os "novos" processos. E até o momento que eu saiba ninguém teve notícia de que processos contemplados com as novas regras tenham caminhado. Além do mais já imaginaram a confusão que eles arrumariam furando a fila de espera? Eu fui um dos agraciados estando entre as 38 ocupações divulgadas, mas seria uma super sacanagem aprontar uma dessas. Em nome da seriedade que sempre liguei ao meu futuro país, me recuso a acreditar que isso aconteça e acho que em relação a isso não haverá mudança alguma.

2º - Com as mudanças ocorridas em relação às notas do IELTS, que tiveram a nota mínima para um HIGH no speaking, writing e reading reduzida para 6,5 e elevada para 7,5 no listening fiquei muito feliz pois estava com uma boa sobra de pontos em relação aos 67 exigidos. Mas essa semana a Marcela da lista Canada Immigration levantou uma questão interessante. Com a divulgação da lista com as 38 ocupações como fica a contagem da pontuação no quesito experiência profissional? Conta apenas o tempo do NOC que entrou na lista ou de todos os NOCs informados? Inclusive aqueles que porventuram não estão listados?
Eu sempre achei que a segunda opção fosse a correta, mas confesso que passei a ter dúvidas e receio. Principalmente porque se isso fosse verdade eu teria que ter uma performance bem melhor no IELTS pra atingir a pontuação mínima. Cheguei a ligar pra minha amiga Bruna e ela achava que só os NOCs listados entrariam na contagem. Como a Marcela ficou de entrar em contato com o consulado fiquei ansioso pela resposta que seria dada. Pra minha sorte e de muitos outros com certeza, meu palpite é o que estava correto. A resposta dada foi:

Dear Mr. Inojoza:
You must have at least one year experience and noc listed in this list published, the other noc's must be listed on the gerenal list noc number but they just be level a, b or 0.

E lendo a apostila com as novas regras é fácil verificar a resposta. Eles explicam como apurar sua pontuação da mesma maneira como sempre foi feita. Acessar o site da NOC, localizar suas ocupações nos últimos anos, etc e tal. Se isso tivesse sido alterado, bastava dizer pra considerar apenas a experiência dos NOCs que integram a lista divulgada e ponto final.

É uma pena ver que com a divulgação da lista, as listas cairam muito em matéria de movimentação, já que a absoluta maioria eram de TI, área mais prejudicada com as mudanças.

Agora é continuar a espera estudando e nos preparando.

E a vida segue...

|
This entry was posted on 20:57 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

2 comentários:

On 14 de dezembro de 2008 16:20 , Denis e Luciana disse...

Nós também aplicamos depois de 27 de fevereiro e também achamos injusta essa nova regra.
Abraços!

 
On 16 de dezembro de 2008 13:00 , Marilena disse...

Olá família,

obrigada pela visita no blog. Eu tenho participado de muitas discussões a respeito das novas regras e acho que não faz sentido colocarem os novos processos na frente. Pelo que tenho visto o consulado já pediu os documentos de todos os processos anteriores a 27 de fevereiro. Os processos que se enquadram nas novas regras ainda estão parados porque não vi ninguem com pedido de doctos ainda. E eles já estão fazendo os pedidos de exames médicos tambem. Tudo bem que esta sendo na maior lentidão mas tenho a impressão de que estão seguindo a ordem de entrega dos documentos porque não vi nenhum pedido de exames para quem mandou os doctos depois de mim.
O que acho que acabou virando um problema foi que agora eles vão ter que olhar processo por processo e decidir quem fica e quem sai daqueles que mandaram depois de 27 de fevereiro.

Mas tudo isto é apenas especulação da minha parte porque uma coisa que aprendi com este processo foi que as coisas podem ser feitas da maneira mais estranha possivel e não temos controle nenhum sobre elas.

O que importa é que vcs estao dentro e só precisam torcer para que as coisas corram o mais rápido possivel.

Se precisarem de qualquer coisa é só nos avisar.

Um abraço,
Marilena