Author: César, Valéria, Lara e Anaclara
•22:34
Na semana passada apliquei pra uma boa vaga na área de projetos em Calgary e ontem recebi um email de uma recrutadora comentando que estava analisando minha aplicação e entraria em contato caso precisasse de algo. Hoje respondi agradecendo o email e reiterando meu interesse na vaga. Poucos minutos após, ela me liga. Me perguntou o que eu estava procurando, se já estava em Calgary, etc. Expliquei que estarei me desligando da Canadian Tire em dezembro, que minha família está vindo do Brasil pra passar o natal e o ano novo por aqui e que em janeiro devo estar chegando em Calgary. De bate pronto ela me avisou pra entrar em contato assim que chegar na cidade pra agendar uma entrevista. Quem sabe? É só um começo, mas muito mais do que já aconteceu por aqui em mais de um ano. Estou sentindo que coisa boa vem por aí.

E a vida segue...
Author: César, Valéria, Lara e Anaclara
•20:24
Por que Calgary? Tudo como sempre, começou com minha digníssima. Em 2007, ela deu o pontapé inicial no nosso projeto Canadá ao dizer que já estava saturada com a situação do Brasil e toparia morar em outro país. E em 2011, após ver várias fotos e aprender um pouco sobre Calgary nas aulas de inglês, veio a idéia de mudar para uma cidade maior em busca de melhores oportunidades. Nossa lista estava totalmente aberta no começo, incluindo além da escolhida, Edmonton, Winnipeg, Regina, Saskatoon, Toronto e Ottawa. Estudamos muito os prós e contras de cada. Pela proximidade decidimos visitar Calgary aproveitando o Labour Day em setembro pra colhermos mais informações. Foi paixão á primeira vista, 3 dias onde pudemos sacramentar a decisão após conversarmos muito. Deu pra ver o quanto sentimos falta de uma cidade grande, de chegar num fim de semana e termos várias opções de lazer, de ter mais de uma opção na hora de comprar algo e logicamente das inúmeras oportunidades profissionais na nossa área. Tudo isso sem perder qualidade de vida, o que é muito importante. E lógico teve a distância que facilita a mudança quando comparada com as outras cidades da lista.
Essa semana será importante pra definir exatamente quando deixo a Canadian Tire e quando vou pra Calgary, já que vou primeiro e minha esposa vai com as meninas após o fim do ano escolar. E sabem que é interessante passar pelo planejamento de uma mudança importante como essa de novo? Experiência de sobra já temos, agora é mãos à obra pra mais uma aventura.

E a vida segue...
Author: César, Valéria, Lara e Anaclara
•22:33

Antes de começar a falar sobre a mudança que nos espera, é preciso falar sobre a razão dessa mudança. Me lembro ainda em 2008, quando resolvemos iniciar a luta pelo nosso sonho de viver no Canadá do quanto nossa cunhada que mora aqui em Naramata ficou feliz. Não era pra menos afinal de contas, imagine o quão seria maravilhoso ter uma de suas irmãs morando pertinho de você que já morava há mais de 15 anos longe do Brasil tendo-a visto se muito 2 ou 3 vezes nesse período. Ela nos deu um senhor suporte e apoio e nada mais natural do que escolher vir pra cá, na contramão de todos que escolhem uma das cidades grandes do país.
A região é belíssima, talvez um dos lugares mais bonitos que já vi na vida, mas com raras oportunidades em administração e situação pior ainda quando se fala em gerenciamento do que eles chamam business projects, que é o que realmente gosto de fazer. Pra piorar, os salários pagos por aqui estão entre os piores da província e do país.
Se me perguntarem se me arrependo de ter vindo pra cá, minha resposta é não. Primeiro de tudo, não posso negar o super apoio que recebemos da minha cunhada durante esse período de adaptação. Se ele correu melhor do que esperavamos, ela teve grande participação nisso. Segundo, eu hoje podia estar aqui dizendo que o Canadá não era o que esperavamos e estar comunicando nossa volta ao Brasil. Mas após 16 meses, temos certeza absoluta de que foi uma das melhores decisões que já tomamos, ainda mais quando vejo a felicidade das minhas filhas. E viver aqui nos ajudou a gostar demais dessa terra que é nosso lar agora. E terceiro, foi maravilhoso poder ter vivido por aqui, curtido essa natureza, as pessoas maravilhosas por aqui e tudo que a região oferece.
Mas agora, é hora de continuar seguindo em frente. Infelizmente, é fácil ver que emprego é um sério problema por aqui. Pra ilustrar esse fato, no mês passado um jornal daqui publicou um estudo feito que apontou os problemas enfrentados pelo Okanagan Valley. A dificuldade de se encontrar um bom emprego por aqui e os números que apontam que a região não atrai imigrantes, especialmente os qualificados e que os jovens após a universidade ou o college partem em quase sua totalidade para outros lugares procurando melhores oportunidades. Além disso, um trabalho feito por uma organização de Penticton, cidade mais próxima de nós, classificou a cidade em vários quesitos incluindo emprego onde ela recebeu nota D.
Mais do que nunca sabemos que estamos partindo na hora certa, antes de criarmos raízes fortes com esse cantinho. Não quero repetir o erro do irmão de uma brasileira de ouro que encontramos por aqui chamada Sílvia. Ele advogado com extensa experiência em administração, a esposa pedagoga, chegaram aqui e se acomodaram, se apequenaram. Hoje ele é trabalhador braçal numa vinícola e ela trabalha numa loja da 7 Eleven. Tem uma vida das mais sofridas, sem perspectiva alguma. Simplesmente pararam de correr atrás dos sonhos.
Viemos pra cá pra sermos felizes e crescermos em todos os sentidos. Felizes já somos, falta apenas a segunda parte. Mais do que nunca...

E a vida segue...