Author: César, Valéria, Lara e Anaclara
•19:08
Finalmente chegaram! Após passarem por Salvador, Natal e Manaus, minha cunhada Valência acompanhada do seu marido Peter, do filho Richard e da filha Katarina chegaram neste domingo em Goiânia. Foi ótimo matar a saudade de uma pessoa que tanto tem nos ajudado. Já conhecia sua filha que esteve com ela aqui no natal de 2003 e agora tive a oportunidade de conhecer o restante da família. Incrível como podem existir pessoas tão simpáticas. Todos são espetaculares e loucos pra aprender português. É mole?
Domingo após assistir a pelada do Brasil reparei que enquanto minha cunhada matava a saudade da família e os filhos se enturmavam com a garotada daqui, o marido dela tava sozinho num canto meio acanhado. Tratei de puxar ele pruma conversa sobre crise econômica, vida no Canadá, etc. Ficou super feliz de ter com quem conversar e eu também por aprender muito mais sobre nosso futuro país. Deu pra comprovar claramente aquela história de que morando num país de língua inglesa, seu nível de inglês melhora muito mais rapidamente. Só de falar com ele por dois dias, parece que meu inglês ficou muito, mas muito melhor.
Minha cunhada acabou trazendo presentes pra meninada e um dos mais interessantes foram os animais enlatados. Olhando nas latas você lia "Canned Polar Bear" e "Canned Beaver". Chacoalhei as latas e nada de barulho, pensei que fossem só enfeite, mas ao abrir a lata haviam bichos de pelúcia dentro delas. Achei super bem bolado. Vejam nas fotos como são bonitinhos.



Até pra mim ela trouxe presentes: sua certidão de casamento e o citizenship card pra completar a documentação do nosso processo.
Domingo vamos ao Hot Park em Caldas Novas pois os meninos dela estão loucos pra conhecer as atrações de lá. Vamos aproveitar a companhia deles essas duas semanas, porque depois só quando desembarcarmos por lá.

E a vida segue...
Author: César, Valéria, Lara e Anaclara
•17:58
Ontem encarei o bicho IELTS de frente. O melhor é que não foi tão feio. Fui tranquilo pra Brasília pois como já disse precisava de apenas 7 pontos, ou seja 3 moderates e 1 basic. Um resumão:

1) Listening - um grande medo meu, pois já tive relatos de som horrível em Brasília. Pra minha sorte um som muito bom. Apesar de me perder numa parte que falava sobre reciclagem, fui muito bem no restante. Inclusive na última parte das 10 questões peguei a resposta de 9 delas, a outra fiquei na dúvida mas posso ter acertado. Por isso acho que consegui pelo menos o moderate. Seriam 2 pontos.

2) Reading - sempre foi meu melhor desempenho e graças a Deus se confirmou. Os textos não foram difíceis e sinceramente se não conseguir um high vou ficar desapontado. Seriam 4 pontos, 6 no total.

3) Writing - outro em que sempre fui bem. Dois temas fáceis na minha opinião. Na carta eu estaria indo estudar num país de língua inglesa e queria a ajuda de um amigo pra achar um part-time job. No essay, dar minha opinião sobre o fato de prédios históricos estarem sendo demolidos para constução de casas e apartamentos. Outro que se não vier um high vai me deixar desapontado. Seriam 4 pontos, 10 no total.

4) Speaking - meu pior desempenho. Fiquei muito nervoso, sendo que tenho até medo de ter falado pouco tempo na segunda parte do teste. No restante respondi as perguntas imediatamente após serem feitas, não fiquei gaguejando e pedi pra repetir apenas uma pergunta que não entendi porque a examinadora falava baixo. Vamos colocar um basic sendo bem pessimista. Seria 1 ponto, 11 no total. Mesmo que no writing eles me dessem um moderate, o que seria sacanagem, ficaria com 9 pontos.

Ou seja, tudo indica que consegui minha pontuação. Agora é aguardar 2 semanas pra pegar as notas. Seja o que Deus quiser, e ele há de querer.

E a vida segue...
Author: César, Valéria, Lara e Anaclara
•13:34

Essa semana me peguei pensando que venho me preparando para o IELTS há cerca de um ano e meio, com curso de inglês e me dedicando 2, 3 horas toda a noite em busca de meu sonho. Agora há apenas 1 semana do teste é hora de ficar calmo, respirar fundo, pensar em minha esposa e filhas e fazer o meu melhor, deixando qualquer nervosismo de lado e mantendo o desempenho muito bom nos inúmeros testes que fiz em casa.
Curioso é que não estou nem um pingo preocupado, afinal até hoje foram apenas boas notícias desde o início de tudo e assim continuará. Agora é encarar o bicho de frente e sair de lá sentindo que meus 4 "moderate" estão no papo.
A todos que forem fazer o teste por agora, tudo de bom e que nós estejamos em poucos dias como o garotinho de cima, rindo até mandar parar.

E a vida segue...
Author: César, Valéria, Lara e Anaclara
•11:01
Hoje completamos 200 dias de processo. Gente, parece que foi ontem. Já foram tantas emoções e ainda teremos tantas outras. Lembro que ao completarmos 100 dias de processo, recebemos um presentão que foi entrarmos na lista de 38 ocupações, agora as emoções serão daqui a 2 semanas, em 21/03 com o IELTS. Estou muito feliz pois as pessoas com quem converso tem elogiado meu inglês, o que me deixa bem confiante com o resultado do meu teste. Me parece que o grande fantasma será o listening devido a não tão boa qualidade do som em muitos lugares, mas como preciso apenas de moderate nos 4 módulos, ou seja 19 acertos em 40 questões no listening, continuo otimista e sei que futuramente estarei postando toda a minha alegria.
Outra boa notícia é que minha cunhada que mora no Canadá está vindo passar férias no Brasil. Hoje ela chega em Salvador, depois passa por Recife e Manaus, chegando em Goiânia no fim de março. Como ela vem com a família toda, esperava praticar muito meu speaking com eles, mas só chegam após o teste. Mas tudo bem o que vale é rever uma pessoa muito especial e uma grande apoiadora dos nossos sonhos.

E a vida segue...